Blogs


Ola´! Que bom que passou por aqui, seja bem vindo! ! Espero que goste e volte sempre!!!!

"O Segredo da vitória, em todos os setores da vida, permanece na arte de aprender,imaginar,esperar e fazer mais um pouco."
( Chico Xavier - ditado por André Luiz )

quinta-feira, 4 de março de 2010

CORES NA DECORAÇÃO



Uso Básico das Cores em Decoração

Para quem pensa em brancos e beges na hora de pintar a parede de casa é bom lembrar que o mundo é mais que os tons pastéis. Basta olhar pela janela para ver o colorido da rua e das pessoas que passam.

É verdade que dentro dos dois tons citados a margem de erro é bem pequena. Mas arriscar, colorindo com um tom mais forte o ambiente, pode dar um resultado bastante positivo.

Violeta - em tons claros, deixa o ambiente mais calmo e aconchegante. Muito

usado para locais de meditação.

Azul - Os tons suaves acalmam, mas se o azul for utilizado em tons fortes e monocromáticos pode levar à introspecção.

Verde - É considerada a cor do equilíbrio. Não agita nem relaxa demais e ainda pode combater o stress.

Amarelo - O amarelo está ligado à criatividade e tem o poder de alegrar o
ambiente. Por também estimular a comunicação é indicado para escritórios e cantos de estudo

Laranja - Aconchegante, estimula o otimismo e ajuda a levantar o astral. É uma cor muito usada para salas de refeições por despertar o apetite.

Vermelho - É a cor do fogo e das emoções. O aconselhável é que, em casa, se use com moderação, já que o excesso torna-se irritante aos olhos. Um móvel ou uma única parede já é suficiente.

Preto - Cor que expressa universalmente a agressividade. Pela sobriedade é geralmente usada em ambientes masculinos e em pequenos detalhes.

Branco - É a união de todas as cores. Traz uma sensação de tranquilidade e frescor, mas em um ambiente totalmente branco torna-se monótono e hostil.

Mas cuidado! Antes de sair colorindo tudo o que vê pela frente leve em conta alguns fatores:

·Analise a função do cômodo que deve ser pintado. Se for um quarto lembre-se que a função dele é o relaxamento.

·Os tons podem ser usados para aumentar ou diminuir os ambientes. Cores fortes reduzem os ambientes enquanto as claras deixam os cômodos com maior profundidade, dando a sensação de ampliá-los.

·Para criar ambientes aconchegantes é recomendável o uso de cores quentes (vermelho, laranja, marrom e ocre).

·As áreas compostas com diferentes tons da mesma cor ficam mais harmoniosas e repousantes

·Utilize também as cores para dividir os ambientes (como as salas de estar e jantar). Entre paredes ou móveis coloridos, fique com a segunda opção. Se você cansar delas é só pintá-las.

A energia que vem das cores quentes

Em seu livro 'Arquitetura e Interiores', Clarice Mancuso aborda a influência das cores em nosso humor. Nele, as subdivide em dois grupos: as quentes e as frias. As primeiras são derivadas do vermelho e amarelo e as frias, de tons de azul e verde. De todas, a arquiteta destaca o vermelho por ser a cor do amor e da paixão e estimular uma espécie de voracidadade física e espiritual.

O vermelho é a cor de maior visibilidade em comparação com as demais. Acelera as sensações, podendo dar um toque de personalidade e alegria aos ambientes nos quais as cores neutras predominem.

Entre suas funções está ainda estimular o apetite e a compulsão de fazer as coisas de forma rápida. Não é à toa que as cadeias de fast food, como o Bob's e o Mc'Donalds, escolheram essa cor para sua logomarca. Mas eles não são os únicos: quando o comércio quer chamar a atenção, atira contra o branco letras vermelhas, anunciando algum produto. Usa o mesmo artifício quando alardeia alguma liquidação.

Alguns dizem que é uma cor vulgar. Essa afirmação merece uma análise mais cuidadosa. Na verdade, quando se quer empregar uma certa sutileza ao ambiente, não é realmente a cor que um bom profissional de decoração empregaria de forma maciça. O segredo das cores não está individualmente em cada uma delas, e sim na mistura e dosagem corretas.

Mas nem só de vermelho e amarelo vivem as cores desse grupo. Todas as suas combinações também são consideradas quentes. Quando o vermelho é 'clareado' pelo amarelo, o resultado é o laranja. Se insaturado pelo branco, nasce o rosa. Produzidas pela combinação de cores com o vermelho, são bastante alegres e conferem ao ambiente um estilo próprio.

Fonte: www.tudosobreimoveis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário